Por Enmanuely Soares

GELRIMED: Gerenciamento Legal de Risco Médico

O GELRIMED – Gerenciamento Legal de Risco Médico – possui como meta reduzir os riscos de eventuais condenações, trazendo maior tranquilidade ao exercício da medicina, permitindo que o profissional possa fazer o que se preparou para ser, MÉDICO(A).

Com o avolumamento da judicialização da medicina e das denúncias registradas junto aos conselhos de classe, o receio e preocupação com as questões judiciais e éticas passaram a ocupar um espaço cada vez maior na agenda dos profissionais da medicina.

Em Rondônia, só no ano de 2016, 14% dos médicos foram levados ao tribunal sob a acusação de erro médico. Em 2019 esse índice subiu 30%.

Assim, visando melhorar o ambiente profissional do médico observou-se ser possível a aplicação de uma teoria da administração no dia a dia do consultório, e diante disso nasceu o GELRIMED – Gerenciamento legal de risco médico.

O que é gestão de risco ou gerenciamento de risco?

GELRIMED é um protocolo de segurança jurídica desenvolvido exclusivamente  para o profissional da medicina. Ele se funda em uma política de orientação e acompanhamento de modo a manter os riscos legais e éticos sob controle reduzindo seus eventuais riscos, permitindo que o profissional seja o que se preparou para ser, MÉDICO(A).

É uma estratégia que envolve um trabalho preventivo, antecipando as possíveis situações considerando a prática da atividade como parte do processo.

LEIA TAMBÉM: LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados e seus Impactos na Área da Saúde

Imagem ilustrativa que pode representar um erro médico

E como funciona o GELRIMED?

GELRIMED reúne um conjunto de ações voltadas para a identificação, classificação e prevenção dos riscos inerentes a cada atividade médica, visando a adoção de todas as medidas necessárias à prevenção desses riscos.

Inicialmente o GELRIMED se concentra na identificação e classificação dos riscos de cada atividade podendo ser catalogado como: baixo, moderado, moderado-alto e alto. 

A partir dessa classificação é possível adotar protocolos de segurança para cada caso específico.

GELRIMED viabiliza a implementação de uma série de medidas preventivas que irão promover uma maior proteção ao profissional e ao estabelecimento de saúde, minimizando as hipóteses de demandas judiciais, e, quando sua ocorrência for inevitável, aumentam consideravelmente suas chances de êxito da lide.

Fases de implantação do GELRIMED

O projeto GELRIMED  se baseia em uma política de orientação e acompanhamento permanente, mantendo assim, os eventuais riscos de demandas judiciais sob controle.

Para implementação total do GELRIMED é necessário cumprir 3 etapas:

  1. vistoria;
  2. orientação;
  3. adequação.

Com aplicação do GELRIMED o médico pode se dedicar a fazer o que faz de melhor – Ser Médico.

Por meio do gerenciamento legal de risco médico será possível proteger os interesses jurídicos de sua atividade profissional em caráter inicialmente preventivo, podendo sua utilização ser estendida aos casos de defesa judicial.

GELRIMED é uma ferramenta única, pois é planejada e desenvolvida diante das necessidades de cada profissional e as especificidades de sua atuação.

Leve a sua atividade profissional a segurança que ela merece.

Para saber mais entre em contato por email ou whatsApp

Siga nosso Instagram e Curta nossa Página no Facebook.


Deixe uma resposta

Estamos felizes por você colobora nos comentários desta publicação. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.