RESPONSABILIDADE ÉTICA E CIVIL DO MÉDICO

Enmanuely Soares
Responsabilidade Civil do Profissional Médico

O médico ao se formar deve estar familiarizado e atento aos tipos de responsabilidade que sua profissão está sujeita que são: a responsabilidade civil, ética e penal.

A seguir conheça 2 delas.

Responsabilidade civil

A responsabilidade civil, em nosso ordenamento jurídico, possui como fundamento o fato de que ninguém pode lesar interesse ou direito de outrem (art. 927 CC/2002).

Maria Helena Diniz (1996), afirma que a responsabilidade civil nada mais é do que a aplicação de medidas que obriguem uma pessoa a reparar dano moral ou patrimonial causado a terceiros em razão de ato por ela praticado.

Sendo assim, aquele que causar dano a outra pessoa – seja ele material ou imaterial – tem o dever de reparar, e caso não seja possível restabelecer ao estado em que se encontrava o bem, o agente deverá compensar o paciente por meio de indenização, quase sempre em forma de pecúnia.

Responsabilidade civil do médico

 

 

No campo médico a responsabilidade representa a consequência jurídica natural do inadimplemento obrigacional de um devedor – o médico – para com algum credor – paciente – de uma obrigação expressa em lei ou originalmente acordada.

Logo, para imputar responsabilidade ao médico nos termos do direito civil, é primordial que o paciente tenha sofrido um dano, e que esse dano seja decorrente da atuação do médico no exercício de sua atividade profissional.

O aspecto jurídico da atividade médica tem acepção subjetiva, ou seja, o médico só será obrigado a reparar os danos sofridos pelo paciente se os tiver causado ao menos culposamente.

A teoria da responsabilidade civil procura determinar em que condições uma pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido por outra pessoa, e em que medida está obrigada a repará-la.

Dessa forma, comprovado a existência do dano, seja ele de caráter físico, emocional ou patrimonial, a reparação deverá se dá por meio de indenização, quase sempre arbitrada em pecúnia.

Responsabilidade ética

No âmbito ético, a responsabilidade do médico encontra suporte em uma importante ferramenta para a prática segura da profissão, o Código de Ética Médica (CEM).

O código editado pelo Conselho Federal de Medicina – CFM passou por uma importante atualização em 2018, pois além de abordar temas importantes como princípios, direitos e deveres dos médicos, apresenta ainda avanços inerentes à evolução tecnológica e científica da medicina.

O capítulo III do CEM intitulado a Responsabilidade Profissional dispõe que é vedado ao médico “causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência.”

 

Observa-se aqui, que a responsabilidade tanto no âmbito cível como no ético possuem praticamente as mesmas especificações, a diferença é que a primeira terá como órgão competente para julgamento o poder estatal na figura do judiciário, e o segundo será de competência dos Conselhos Regionais onde o médico possuir inscrição, e no caso de não ter inscrição no local onde se deu os fatos, este será julgado pelo conselho regional do local de onde partiu a denúncia.


IMPORTANTE

Atinente à responsabilização médica, importante destacar que ela possui caráter subjetivo, ou seja, a comprovação da culpa é imprescindível, sendo necessário estabelecer o nexo causal entre causa e efeito da alegada falha médica. Assim, o mero insucesso no diagnóstico ou no tratamento clínico, até mesmo cirúrgico não resultam a princípio no dever de indenizar.


Uma alternativa  aos profissionais da saúde é o investimento em conhecimento jurídico e assessoria profissional especializada, pois a partir da consultoria preventiva será possível diminuir os riscos de judicialização, e caso ela ocorra as chances de condenação são reduzidas de maneira considerável.

Gostou do texto? Comente, Compartilhe.

O que é erro médico?

Riscos jurídicos na medicina

Riscos jurídicos na medicina

Assessoria jurídica preventiva na mitigação dos riscos jurídicos na medicina.
Enmanuely Soares
Decisão do STF invade prerrogativas do CFM

Decisão do STF invade as prerrogativas do Conselho Federal de Medicina.

Quem fiscaliza o fiscal da medicina? A decisão judicial que invade as prerrogativas do Conselho Federal de Medicina A decisão proferida pelo ministro Alexandre ...
Enmanuely Soares
Maison Clinic

Maison Clinic

O evento que une Direito Médico e Branding de Luxo em Brasília O que é o Maison Clinic? O Maison Clinic é o primeiro ...
Enmanuely Soares
A nova era da responsabilidade médica.

A nova era da responsabilidade médica.

Por que os médicos estão mais vulneráveis do que nunca? Nos últimos anos, a prática médica tem enfrentado um fenômeno crescente no Brasil: a ...
Enmanuely Soares
Proteger a prática médica

O primeiro passo para proteger sua prática médica.

Proteger a prática médica
Enmanuely Soares

Deixe um comentário